Neste
contexto, o acolhimento turístico atinge dimensões amplas e transversais, que
envolve, incontornavelmente, um elevado número de agentes e instituições com
uma quota-parte de responsabilidade na intervenção local, na busca incessante
de um acolhimento eficaz. Assim, deve ser preocupação comum destes
intervenientes:
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Reflectir em conjunto e articular esforços e actuações no âmbito da
problemática do acolhimento turístico na comunidade receptora, contribuindo de
uma forma decisiva para que, neste quadro, os intervenientes se organizem,
desenvolvam capacidades e ganhem competências para melhor participarem em
grandes debates e influenciar a definição das políticas nestas áreas;
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Reconhecer, divulgar e promover actuações consideradas “boas-práticas”, levadas
a cabo no tocante ao acolhimento turístico;
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Sensibilizar a opinião pública para a importância da actividade turística na
região, dando visibilidade ao tema e às problemáticas a ela associadas;
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Sensibilizar as instituições públicas ou privadas com competências em matérias
relacionadas com o acolhimento turístico para a importância de terem presentes
os Princípios Básicos Comuns, que veremos mais à frente;
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Sensibilizar a comunicação social para a importância de realizar uma cobertura,
de forma a destacar o peso e a necessidade de promover e cultivar uma cultura
de turismo, para benefício dos residentes, dos profissionais turísticos e da
própria região;
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Criar uma distinção pública periódica que reconheça às instituições, empresas e
até individuais, o bom trabalho que promovem a favor do turismo;

Elaborado por: Roberto Gonçalves
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